Gerenciamento de Riscos

  1. PRINCIPAIS PONTOS DE FRAGILIDADE DA FVD

 

Abaixo estão listados os principais pontos de fragilidade da FVD. Estes pontos fazem parte da Matriz de Riscos da FVD.

 

  1. AÇÕES MITIGATÓRIA FRAGILIDADE – REDUÇÃO DIVIDENDOS

 

  • A FVD constatou que uma de suas fragilidades (risco) pode ser a perda de competitividade de sua Instituidora, no caso a perda de competitividade implicaria na redução de resultados e, consequentemente a redução de dividendos a ser distribuído.

 

  • Considerando que a “capacitação profissional” e o “desenvolvimento tecnológico” são inerentes às finalidades da FVD e, que se realizada de forma estruturada poderia ser um meio de reduzir a fragilidade, a FVD implementou uma Unidade de Capacitação Profissional onde funciona também o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação.

 

8.1 Capacitação Profissional

 

  • A FVD possui uma UNIDADE DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL, sendo a primeira SONDA ESCOLA disponível no país com TOUR VIRTUAL DA PRAÇA DE SONDAGEM e exposição tipo DOJO que permite nos treinamentos, desenvolver a percepção de riscos operacionais sem expor a pessoa em processo de capacitação. Além disso, a SONDA ESCOLA possui Sistema de exposição e laboratório de fluidos de perfuração, SIMULADOR VEÍCULAR com opção 4X4, ambiente operacional de mina e área de exploração (pesquisa mineral), Manutenção de parceria com o SENAI para auxiliar no processo de capacitação profissional;

 

  • Nova versão do Estatuto aprovada para início do processo de pleito para a CERTIFIFICAÇÃO DA FVD no CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social) no sentido de iniciar o processo para credenciar a FVD como Entidade de desenvolvimento e manutenção de CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA. Os cursos irão capacitar jovens para desenvolver as atividades profissionais necessárias ao desenvolvimento das atividades da Engenharia Mineral e Geologia.

 

8.2          Desenvolvimento tecnológico

 

  • Manutenção de forma permanente e contínua de projetos de desenvolvimentos tecnológico que propicie que o Brasil disponha de equipamentos, ferramentas e processos operacionais necessários às atividades de pesquisa mineral.

 

  • A SONDA ESCOLA, contempla um projeto contínuo e permanente de atualização e de automação.

 

  • Manutenção do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação.

 

  1. TREINAMENTO E COMUNICAÇÃO

 

Todos os colaboradores da FVD deverão participar do programa de conscientização e treinamento de Gerenciamento de Riscos, conforme cronograma administrado pela Diretoria da FVD, bem como confirmar por escrito, quando solicitados, que cumprem e continuarão a cumprir integralmente os termos desta Política.

 

  1. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA

 

Diretrizes do COSO – Gerenciamento de Riscos Corporativos – Integrado com Estratégia e Performance, editado pelo Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (COSO);