Portal RH

Programa de Integridade e Compliance

Código de Conduta Ética

 

A FVD observa e preserva os valores de sua Instituidora. Neste sentido desenvolve ações necessárias de forma a fazer que estes valores, sejam incorporados e constitua uma cultura de conformidade.

 

Em seu Código de Conduta Ética a FVD define quais comportamentos esperados no ambiente de trabalho, regulando questões associadas ao assédio moral e sexual; álcool e drogas; segurança; meritocracia; bens materiais e imateriais; redes sociais; assuntos polêmicos; uso de celular; ferramentas de comunicação; relacionamentos internos; relacionamento com comunidade; relacionamento com clientes; relacionamento com fornecedores; relacionamento com terceiros; política de presentes; viagens e hospedagens; segurança e confidencialidade da informação; utilização de computadores; entre outros.

 

A conduta é pautada no respeito à vida com a indispensável e obrigatória observação do Estatuto, das normas, dos princípios éticos e morais, do direito das partes, sempre com o devido zelo, isenção, transparência e confiança nas relações e valoração das boas práticas socioambientais.

 

As relações da FVD com sua Instituidora e stakeholders são sempre feitas com respeito, equidade, transparência e confiança. As relações com fornecedores e ex-funcionários são de extremo respeito.

 

A orientação de vestuário é aquele adequado a cada situação, com a consciência que nas relações de trabalho o indivíduo representa a entidade.

 

A assiduidade e pontualidade é inerente ao respeito das partes sendo, portanto, um valor da entidade.

 

Os aparelhos e endereços corporativos devem ter sua utilização preponderada para atividades do trabalho. Os empregados são orientados sempre a seguir as instruções e procedimentos de boa prática de uso.

 

Toda a equipe da FVD e da Instituidora são orientados a disponibilizar informações sobre a empresa, apenas quando devidamente autorizado.

 

A aprovação de fornecedores é precedida de investigação quanto a regularidade da empresa e sua avaliação quanto ao desempenho e integridade são periódicas.

 

O recebimento de presentes e brindes é restrito a suvenir com propaganda da empresa (agenda, caneta, etc.) de pequeno valor.

 

A entidade, por ter imunidade tributária, tem o uso de suas receitas restrito ao cumprimento de suas finalidades. Doações políticas são expressamente proibidas.

 

A entidade apoia ações socioambientais e patrocina serviços de assistência social aos empregados de sua Instituidora e suas Controladas e/ou Coligadas. A entidade ou evento a ser patrocinado deve se enquadrar dentro das finalidades estatutárias da Entidade. Caso estejam enquadrados, será verificada a regularidade, o benefício a ser proporcionado, a abrangência do público beneficiado e a existência de previsão orçamentária.

 

 

A execução de um movimento financeiro é obrigatoriamente precedida de verificação de previsão orçamentária.

 

A entidade em suas comunicações tem como diretriz a valoração da marca de sua Instituidora. A mídia utilizada sempre é voltada ao público específico, inerente as suas finalidades estatutárias.

 

Há a presença do Canal de Denúncias para recebimento, avaliação e tratamento de ocorrências que ferem a Integridade da FVD e de sua Instituidora. O tratamento da ocorrência será feito pelo Conselho Fiscal, órgão independente e, as respostas pertinentes serão implantadas de imediato.

 

Gerenciamento de riscos

 

A Política de Gerenciamento de Riscos da FVD possui como objetivo principal estabelecer os princípios, diretrizes e responsabilidades, de forma a possibilitar a identificação, avaliação, priorização de tratamento, monitoramento e comunicação dos riscos.

 

Segurança da Informação

 

A FVD trata como prioridade assuntos ligados à Segurança da Informação, a Privacidade e Tratamento dos dados pessoais e de sua Instituidora.

 

O cumprimento das políticas do Programa de Integridade e Compliance é garantido através do atendimento à Lei Geral de Proteção de dados n° 13.709/2018 e implantação de processos automatizados via sistema, garantindo rastreabilidade e integridade das informações. Para tal foram elaboradas as seguintes políticas e instrumentos: