Código de Conduta e Ética
SOBRE O NOSSO CÓDIGO
OBJETIVO
Este Código de Conduta Ética foi elaborado para evidenciar os valores éticos da Fundação Victor Dequech, FVD, sua identidade organizacional e os princípios que orientam a condução de suas atividades, a fim de guiar e esclarecer a conduta e a postura que esperamos de nossos colaboradores, além de contribuir para que se previna, detecte e remedeie qualquer ato potencialmente lesivo à FVD ou ao seu papel na sociedade.
O Código alinha-se à missão, à visão e aos valores que definem a identidade da FVD e juntos reforçam o nosso comprometimento em instituir uma cultura baseada na ética e no cumprimento das leis. Assim, pretendemos assegurar uma postura institucional íntegra, que julgamos mandatória para a criação de um ambiente saudável e uma sociedade mais justa.
ABRANGÊNCIA
Os princípios e diretrizes abordados neste Código são aplicáveis à FVD, bem como a seu presidente, diretores, empregados, estagiários, fornecedores e terceiros, em todas as situações em que estejam representando ou agindo nos interesses da FVD. Este Código também se aplica a todo o indivíduo ou organização que venha receber apoio, financiamento ou patrocínio da FVD.
Na hipótese de qualquer dúvida acerca da aplicabilidade dos conceitos, princípios e previsões deste Código de Conduta Ética, os Funcionários e Colaboradores deverão submeter suas dúvidas, questionamentos ou relatos à Diretoria da FVD e ao Conselho Fiscal. Caso seja prestador de serviço, fale com o representante da sua empresa e, se não obtiver uma solução adequada, busque ajuda do gestor do seu contrato ou o Canal de Denúncias.
A FVD encoraja todos os Colaboradores e Terceiros a reportar, prontamente, por meio de seu Canal de Denúncia, quaisquer violações ou suspeitas de violações a este Código, às outras políticas ou à Lei.
O QUE ESPERAMOS DE VOCÊ
O nosso Código só tem significado quando é aplicado nas ações, decisões e no comportamento cotidiano de todos nós. Portanto, esperamos de você o mesmo padrão de conduta ética descrita neste Código. Cada empregado deve ter em mente as leis, políticas, os valores que norteiam as atividades da FVD, as ações e decisões deverão ser avaliadas considerando alguns aspectos, como por exemplo:
- Somente faça aquilo que saiba ser legal ou ético;
- Somente se envolva em negócio que tenha uma genuína e legítima finalidade comercial;
- Conduza as atividades de forma responsável e cumpra com as especificações e exigências legais aplicáveis;
- Promova um ambiente de trabalho que contemple respeito mútuo e integridade individual e coletiva;
- Entenda e interaja construtivamente com a comunidade local e apoie seu desenvolvimento, de acordo com as Políticas da FVD, aplicando seus princípios e valorizando parcerias ativas com as partes interessadas;
- Zele sempre pela sua Saúde e Segurança no ambiente de trabalho, assim como pela dos seus colegas;
- Proteja o conhecimento organizacional, desperte a criatividade, estimule ideias inovadoras, seja engajado e proporcione o desenvolvimento do capital humano;
- Participe, com engajamento, das ações de melhoria da Fundação e incentive sua equipe;
- Preserve o meio ambiente de possíveis impactos ambientais e busque a sustentabilidade nas suas atividades;
- Seja justo em todas as atividades e decisões.
- Utilize qualquer propriedade da FVD apenas para os fins específicos de sua atividade e não para o seu próprio benefício;
- Aja sempre com ética e nunca falte com a verdade.
Acreditamos que todos podemos passar por dilemas éticos em nossas atividades diárias. Via de regra, antes de tomar quaisquer medidas ou decisões, inclusive a de não agir, faça a si mesmo as seguintes perguntas:
- Minhas atitudes são legais?
- O fato ou a decisão está de acordo com nosso Código, nossas políticas, nossos valores e as leis vigentes?
- O fato ou decisão está de acordo com meus valores pessoais?
- Tenho certeza de que não preciso consultar outras pessoas ou áreas da entidade?
- Se exposta, minha atitude traria danos à reputação da FVD ou à minha reputação?
Caso responda positivamente a todas as questões acima, haverá um forte indicativo de que a sua atitude está em conformidade e que está contribuindo para o fortalecimento do ambiente de integridade da Fundação. Respondendo negativamente a pelo menos uma dessas questões, você deverá consultar seu gerente imediato, podendo consultar, também, a Diretoria da FVD.
COMO DEVEMOS AGIR
DIREITOS HUMANOS
Respeitamos e promovemos os Direitos Humanos, buscamos constantemente prevenir potenciais impactos e violações e, quando necessário, trabalhamos para mitigá-los e remediá-los em nossas atividades e ao longo de nossa cadeia produtiva. Nós da FVD não toleramos qualquer forma de violação aos Direitos Humanos, como trabalho infantil, forçado e escravo, desrespeito, discriminação, assédio moral e sexual, intimidação, agressão, exploração ou preconceito em virtude de raça, cor, religião, filiação política, nacionalidade, sexo, orientação sexual, idade ou condição física.
Incentivamos que nossos empregados, terceiros e comunidades denunciem situações em que os Direitos Humanos não são respeitados por meio do Canal de Denúncia e/ou ao responsável pelo Programa de Integridade e Compliance. As denúncias feitas pelos Colaboradores serão devidamente investigadas, com garantia do anonimato e não retaliação ao denunciante, em conformidade com a legislação pertinente.
CONDUTAS ESPERADAS
- Respeite os Direitos Humanos de todas as pessoas com quem interage em seu trabalho;
- Não compactue com a exploração sexual de crianças e adolescentes e sempre apoie seu combate;
- Não compactue com o trabalho infantil e sempre apoie seu combate;
- Não compactue com nenhuma prática de emprego que possa ser interpretada como trabalho degradante, forçado ou análogo ao escravo e sempre apoie o combate a este tipo de prática;
- Monitore os riscos de violação aos Direitos Humanos em nossas atividades a fim de identificar, prevenir, mitigar e remediar, de forma voluntária, os possíveis impactos gerados;
- Respeite a legislação vigente e os direitos, a relação com o território e o modo de vida das comunidades presentes nas áreas de influência de nossas operações e projetos, incluindo povos indígenas e comunidades tradicionais;
- Busque soluções pacíficas em situações de conflito, assegurando a integridade física e a dignidade das pessoas, a preservação do patrimônio e a manutenção do processo produtivo.
AMBIENTE DE TRABALHO
As relações no ambiente de trabalho devem se pautar pela cortesia, empatia e respeito. Colabore para que predomine o espírito de equipe, lealdade, confiança, conduta compatível com os valores da FVD e deste Código de Conduta Ética. A Fundação preza pelo ambiente saudável de trabalho e bom relacionamento interpessoal entre lideranças, empregados, estagiários, fornecedores, clientes e terceiros.
O descumprimento dessas premissas será considerado falta grave e resultará em sanções disciplinares correspondentes.
Assédio
Qualquer tipo de assédio ou intimidação é inaceitável. Todos os colaboradores devem assumir o compromisso de prevenir e afastar esse tipo de comportamento no ambiente de trabalho e de negócios. O assédio pode ser em forma de comentários escritos ou verbais, piadas e brincadeiras, linguagem ofensiva ou intimidação, em que pessoas abusam de sua posição por meio de um comportamento insultante, intimidador ou malicioso. Não toleramos qualquer forma de assédio, tal como sexual, moral ou de qualquer outra natureza, nem situações que configurem desrespeito, intimidação ou ameaça no relacionamento entre colaboradores, independentemente de seu nível hierárquico.
Lembre-se de que o assédio sexual ou de outro tipo é determinado por suas ações e como elas afetam as pessoas, sem levar em consideração as suas intenções. Se você ou outra pessoa for objeto de discriminação ou assédio, manifeste-se e relate.
CONDUTAS ESPERADAS
- Não pratique ou seja conivente com qualquer tipo de assédio moral ou sexual, de comportamento agressivo ou ato violento, intimidação ou qualquer outra atitude ofensiva;
- Trate todos com o devido respeito e dignidade, buscando incentivar esse comportamento correto e ético, para que tenhamos um ambiente de trabalho livre de qualquer tipo de assédio;
- Expresse-se de forma a não prejudicar as relações de trabalho ou gerar constrangimento para os outros, evitando palavras, brincadeiras, apelidos e piadas ofensivas ou depreciativas;
- Quando no papel de gestor de pessoas, tenha em mente que seus liderados o tomarão como exemplo. Suas ações devem ser modelo de conduta para sua equipe. Exerça sua autoridade em respeito aos princípios de não discriminação e tratamento justo. Abusos de autoridade não serão tolerados sob nenhuma hipótese e serão considerados como descumprimento a este Código de Ética e Conduta.
- O colaborador que se considerar discriminado, humilhado ou alvo de preconceitos, pressão, práticas abusivas ou em situação de desrespeito deve comunicar imediatamente o fato ao “Canal de Denúncia” colocado à sua disposição.
Álcool e Drogas
Devemos assegurar um ambiente de trabalho seguro e sadio para todos. O uso de álcool e drogas pode gerar riscos em nosso local de trabalho, tanto à pessoa que está sob efeito destas substâncias, quanto aos nossos colegas de trabalho, bem como a nós mesmos. Por isso, é expressamente proibido distribuir, portar ou fazer uso de qualquer substância considerada ilegal (drogas) ou álcool, no período em que estiver a serviço, em suas dependências ou em situações que venham a comprometer a imagem da Entidade através da sua conduta pessoal. Os empregados cujos comportamentos, atitudes, julgamento ou desempenho estejam afetados pelo uso de drogas ou álcool, não devem acessar as dependências da Fundação. Recomenda-se a não ingestão de bebida alcoólica 12 horas antes do início das suas atividades.
CONDUTAS ESPERADAS
- Nunca trabalhe sob o efeito de álcool, de drogas ilícitas ou de outras drogas que impactem sua capacidade de executar suas atividades, colocando em risco a sua vida e a de outras pessoas;
- Não comercialize, porte ou consuma qualquer tipo de bebida alcoólica ou droga ilícita no ambiente de trabalho ou em qualquer instalação ou atividade relacionada à Entidade.
- Informe imediatamente o seu superior caso não esteja sentindo bem ou não se sinta seguro para desempenhar seu trabalho devido ao uso de drogas, mesmo que elas sejam prescritas, e álcool ou se seu colega de trabalho estiver numa situação desse tipo