Código de Conduta e Ética

CANAL DE DENÚNCIAS

 

Com o propósito de expressar o seu mais alto compromisso com a ética empresarial, a FVD conta com um canal externo de denúncias online, difundido, a todos os seus colaboradores e parceiros externos. Comunidades vizinhas, empregados, parceiros, clientes, fornecedores, prestadores de serviços e demais partes interessadas têm um canal exclusivo para apontar e denunciar quaisquer suspeitas acerca de irregularidades, condutas antiéticas, ou violações das leis vigentes.

Imparcial e transparente, o Canal de Denúncias garante a confidencialidade das informações, preserva a identidade das pessoas envolvidas e promove um ambiente melhor para todos. Por meio dele, é possível esclarecer dúvidas de interpretação e encaminhar denúncias de descumprimento do Código de Conduta. Vale lembrar que a omissão diante da má conduta será igualmente considerada conduta antiética, porque compromete a integridade e a lealdade das relações para com a Fundação.

 

Promovemos um ambiente de proteção contra qualquer forma de retaliação aos que, de boa-fé, denunciarem a prática de quaisquer irregularidades. Condutas nesse sentido devem ser imediatamente relatadas por meio do Canal de Denúncias ou levados ao conhecimento da Diretoria da FVD e/ou do Conselho Fiscal e, se constatada a sua ocorrência, resultarão na apuração e aplicação de medidas disciplinares contra o agente da retaliação.

 

  • Denúncias relacionadas a fraude e suborno em atos ou transações comerciais que envolvam empregados, fornecedores e parceiros comerciais deverão, sempre que possível, ser acompanhadas de fatos e dados concretos.

 

Todas as denúncias realizadas por meio do Canal de Denúncias serão encaminhadas ao Conselho Fiscal, que tem o dever de analisar e recomendar as respectivas ações corretivas.

 

CONDUTAS ESPERADAS

 

  • Sempre que presenciar ou suspeitar de alguma violação ao Código, reporte o ocorrido ao seu gestor ou ao nosso Canal de denúncias.

 

  • Sempre que vivenciar uma situação e tiver dúvidas sobre a conduta a adotar, ou, ainda, caso não concorde com a conduta adotada por um colega, procure conversar com o seu superior imediato;

 

  • Em situações nas quais o assunto possa causar constrangimento se tratado com o seu superior imediato ou mesmo o gerente da sua unidade, você pode procurar aconselhamento diretamente ao Conselho Fiscal;

 

  • Utilize o Canal de Denúncias com responsabilidade e seriedade;

 

COMUNICAÇÃO E TREINAMENTO

 

A FVD utiliza de forma ampla e efetiva todos os seus meios de comunicação para incentivar a adequada difusão do Programa de Integridade e dos valores previstos em seu Código de Ética e de Conduta aos seus empregados, prestadores de serviços internos, clientes, agentes comerciais, despachantes, distribuidores, fornecedores, comunidades vizinhas e demais partes interessadas.

 

A FVD disponibiliza treinamentos regulares, virtuais e presenciais, sobre as melhores práticas de integridade corporativa a todos os seus empregados e prestadores de serviços internos. Entre esses treinamentos destacamos:

 

  1. a) Treinamento introdutório obrigatório para novos empregados (próprios e terceiros);

 

  1. b) Treinamento para novos gestores; treinamento virtual ou presencial considerando-se o nível de exposição do público-alvo, destinado aos empregados da FVD destacando a importância do cumprimento à legislação ambiental, concorrencial e de combate à corrupção.

 

CONDUTAS ESPERADAS

 

  • Participe dos treinamentos periódicos obrigatórios que disponibilizamos sobre o Código de Conduta Ética, Políticas internas, bem como, aqueles de conteúdo específico visando o desenvolvimento profissional, entre outros;

 

  • Mantenha-se atualizado com relação a políticas, normas e procedimentos ligados às suas atribuições.