Nossa História
Quando Victor Dequech fundou a instituidora, em 1953, as ações de responsabilidade social no Brasil eram bastante modestas. Mesmo assim, ao longo do ciclo de vida da empresa, Victor criou e fortaleceu uma cultura inovadora de investimento no capital humano e científico. Essa cultura irá constituir o alicerce das atividades da FVD.
Com o crescimento da instituidora, aumentou também a demanda por uma instituição capaz de se reunir em torno de uma causa social que trouxesse desenvolvimento a todos os empregados, de forma eficiente e democrática, além de promover os estudos relacionados à atividade mineral.
Finalmente, em 07/11/2001, foi criada a FVD, entidade sem finalidade de lucros cujos principais objetivos são o desenvolvimento técnico e científico da atividade mineral, além da melhoria de qualidade de vida das pessoas dentro da sua área de influência.
Assim, essas pessoas têm acesso a programas de moradia, por meio dos quais prédios residenciais são construídos e financiados a preço de custo. Além de acesso a planos de saúde, complementação à aposentadoria e muitos outros programas de bem-estar social.
A FVD investe, ainda, em desenvolvimento tecnológico, oferecendo bolsas de mestrado e doutorado para os pesquisadores que, de alguma forma, se envolvem com atividades relacionadas ao setor mineral. Para tanto, a FVD mantém uma equipe de pesquisa e desenvolvimento, na qual engenheiros, mestrandos e doutorandos dedicam seus estudos em melhorias no processo de sondagem. Dessas melhorias resultam ganhos em segurança, produtividade e meio ambiente.
Os benefícios aos empregados se estendem ao aprimoramento profissional, graças a inúmeros cursos financiados pela FVD, tais como: idiomas, informática, cursos universitários e de pós-graduação. Cursos de extensão, debates, conferências e publicações que objetivam promover o aprimoramento técnico dos profissionais dedicados à pesquisa mineral também são financiados pela FVD.
Estrutura Organizacional
Conselho Curador
Órgão deliberativo que expressa a vontade da Instituidora, que zela pelas finalidades sociais de modo que as mesmas sejam cumpridas pela FVD.
Conselho Fiscal
Órgão fiscalizador dos deveres legais e estatutários da FVD.
Presidência
Compõe a diretoria executiva da FVD e tem como objetivo definir e aprovar projetos e ações que promovam as finalidades Estatutárias.
Superintendência
Compõe a diretoria executiva da FVD e tem como objetivo desdobrar projetos e ações dentro do cumprimento do plano orçamentário.
Departamento Financeiro
Executa as rotinas de pagamentos e recebimentos da FVD incluindo, mas não limitando a gestão do fluxo de caixa.
Departamento Contábil
Executa os apontamentos contábeis e elabora e apresenta o Balanço Patrimonial.